sexta-feira, 21 de junho de 2013

PPRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 21 de junho de 2013
 
DE OLHO NOS URUBUS

O povo tomou as ruas das cidades brasileiras, primeiro para protestar contra o aumento das passagens e depois para dizer de todas as insatisfações que lhes povoam o dia a dia.
Cientes de sua incapacidade em conter a força incontrolável que vem das manifestações populares, as forças responsáveis por essas mesmas insatisfações esforçam-se para se fazerem aliadas do povo e passam a defender os protestos, legitimando-os como se o povo precisasse ser legitimado por seus próprios algozes.
Usam a máxima segundo a qual se não pode vencê-los, junte-se a eles. Assim, muitos políticos que sempre governaram, que sempre estiveram em partidos de direita como Jair Bolsonaro, de posições eminentemente fascis tas, gravam vídeos para divulgar apoio aos protestos, querendo com isso plantar ideias golpistas contra um governo que não consegue derrubar dentro do jogo democrático.
É preciso estar muito atento porque as forças manipuladoras que sempre estiveram no comando não tardam em se localizar dentro de qualquer movimento, pois sua prática de dominação e de alienação é milenar e não será da noite para o dia que será defenestrada do poder por simples marchas pelo meio das ruas.
Depois dessas marchas para onde iremos? Essa é a verdadeira questão. Que rumo tomaremos? É necessário sabermos e começarmos a pensar sobre isso para não corrermos o risco de nos deixarmos conduzir, sem saber, por forças ocultas que não exitaram em utilizar todas as armas de manipulação para se manter no poder, custe o que custar. Portanto, cuidado, cuidado com os urubus! Olho neles!

CURTO CIRCUITO
• “Piadistas” 
 O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, precisa  “dar uma prensa”  em alguns dos vereadores, que, à falta de criatividade, desperdiçam o tempo deles e da Casa, apresentando propostas que mais parecem destinadas a enriquecer livros de piadas. Quintino o Cunha perde longe...

• Heresia
Sobre a pobreza criativa de alguns parlamentares municipais, depois de proposto o Dia Municipal do Skatista, um deles “ameaça” propor a criação da “Semana Municipal de Jesus”. Em vez disso o referido edil deveria lembrar-se de que o Filho de Deus deve ser adorado a cada dia de cada ano.

• (Des)entrosamento
Para quem observa de longe, a impressão que se tem, é de que está faltando mais união entre os 22 deputados federais e os três senadores que nos representam em Brasília. Por conta dessa falta de sintonia, continuamos a perder para alguns estados do Nordeste, apesar dos esforços do governador Cid Gomes.

• Vão sonhando!
Os petistas do Ceará parecem não ter ainda absorvido os recados da presidenta Dilma em relação a eles. Dilma tem muita atenção à ex-prefeita Luizianne Lins, mas incorre em grosseiro engano quem pensar que ela vai engolir a insistência deles em sabotar a as gestões de Cid Gomes e Roberto Cláudio.

UMAS & OUTRAS
• Ele voltaria? 
 Pode-se até criticar o deputado Delegado Cavalcante pelo seu discurso meio “amarrado”, mas ele, como policial, ganha de “goleada” do titular da SSPDS, Cel. Bezerra. E não descarta assumir a Segurança, se convocado. Mas o governador Cid não desgruda de Bezerra...

• Só um jeito
A propósito da insistência de Cid em manter o atual titular da SSPDS, só há um meio de este deixar aquela pasta. Segundo informa fonte  fidedigna, o Cel. Bezerra tem planos políticos. Nesse sentido, estaria de olho na Assembleia Legislativa, e com o apoio – é claro – do governador.
• Professores ou forró?
Em Juazeiro, permanece uma dúvida cruel para a população, gerada pelo problema da redução de salários de professores. O Ministério Público entra em ação, e pretende abortar o Juaforró, monumental arrasta-pé, no qual o nosso o prefeito Raimundão pretende gastar R$ 650 mil.

• “Guerra” 
 Segundo o  desassombrado senador paraibano Agripino Maia (DEM), uma das mais evidentes provas da incompetência do governo federal para contornar o problema da inflação, é o fato de ter sofrido pesadas perdas na chamada “guerra” travada com uma simples hortaliça – o tomate...

Um comentário:

  1. Em relação a seu comentario dos "Piadistas"na Camara Municipal de Fortaleza na Assembléia Legislativa não fica atrascom alguns Deputados. Stanilaw Ponte e Preta
    precisava ressucitar para elaborar outro Festival de besteiras

    ResponderExcluir

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...