segunda-feira, 10 de junho de 2013

Portugal está vendendo barato suas estatais, acusa ex-presidente



Por Assis Moreira | Valor Economico
LISBOA  -  O ex-presidente de Portugal Mário Soares, figura histórica do socialismo europeu, acusou o governo português de estar “vendendo barato tudo o que há” de empresas estatais no país, após se encontrar hoje com a presidente Dilma Rousseff por mais de meia hora.
Num momento em que a elite portuguesa espera de Dilma um estímulo para empresas brasileiras participarem de privatizações em Portugal, Mário Soares foi incisivo ao afirmar que o Brasil pode sempre participar de privatizações. “Mas vamos ter de sair da crise por nossos próprios meios”, afirmou.
Ele reclamou que o governo conservador no poder está vendendo indiscriminadamente as estatais portuguesas. Por sua vez, o jornal “O Público” indaga, em editorial de hoje, o que, afinal, a presidente Dilma trouxe na sua mala, para atender à demanda portuguesa.
Mário Soares declarou-se “excelentemente impressionado” com Dilma. “Somos camaradas, de pensamentos próximos de esquerda. Ela tem pensamento muito claro”, afirmou o líder português de 88 anos.
Ele voltou a criticar as políticas de austeridade impostas pelo governo português e disse que o presidente Cavaco Silva, com quem Dilma vai se encontrar ainda hoje, é “muito impopular”. Segundo ele, os membros do governo não se entendem, estão destruindo Portugal e a classe média.
Soares também afirmou que a crise na Europa acabará quando a Alemanha perceber que, se não mudar sua política de austeridade, também entrará em crise.
O comentário foi feito após o ex-presidente ter sido questionado sobre uma declaração do presidente socialista da França, François Hollande, de que a crise na zona do euro acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...