sábado, 29 de junho de 2013

Estudo aponta: Praia de Iracema como bairro mais barulhento

 Até agora, foram validados 61 pontos, em 12 bairros. Trinta apresentaram altos índices sonoros. Praia de Iracema é a que tem situação mais crítica

Poluição sonora Carta Acústica aponta Praia de Iracema como bairro mais barulhento
 
Após sete anos de estudos, foram divulgados ontem os primeiros resultados da Carta Acústica de Fortaleza, que aponta os locais mais barulhentos da Capital. Até agora, foram constatados 30 pontos críticos em 12 bairros (ver quadro).

Os 30 pontos, antes mapeados apenas a partir de previsões técnicas feitas após levantamento de toda a Cidade, apresentaram confirmação dos altos índices sonoros feita por decibelímetro (equipamento que mede os níveis de pressão sonora). Até agora, foram validados 61 pontos - os outros 31 apresentaram índice baixo.

Outros 139 locais ainda passarão pelo crivo do decibelímetro, até julho. O coordenador do projeto, Aurélio Brito, explica que a Capital foi 100% mapeada e diferentes tipos de fontes sonoras - como tráfego, indústrias e zonas de lazer - foram analisadas e transformadas em dados. “Com base nesse mapa, definimos os 200 pontos que serão validados, ou seja, cujos dados serão conferidos”, diz. Agora, o projeto está em fase de validação.

“Deixaremos o decibelímetro funcionando por 24 horas no local e, se houver alguma diferença de resultado, temos de recalcular aquele trecho”, disse Aurélio, ontem, durante apresentação dos resultados na Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) - realizadora do projeto.

Mesmo ainda em fase de validação, algumas conclusões já podem ser tiradas da carta, de acordo com Aurélio: “Nas proximidades do Hospital Militar, na (avenida) Desembargador Moreira, vimos que, após a proibição de circulação dos veículos pesados, os ruídos diminuíram em três decibéis”, cita. Em setembro, a carta deverá ser concluída e possibilitará que, ao comprar ou alugar um imóvel, o cidadão saiba qual a condição acústica da área e se previna.

Bairros
Praia de Iracema, Barra do Ceará, Maraponga, Messejana, Mondubim, Montese, Aerolândia, Centro, Edson Queiroz, Jardim Cearense, Conjunto Ceará e Aldeota foram os bairros com índices de ruídos já validados. Todos apresentaram ruídos considerados “altos” e oito tiveram medições classificadas como “extremamente altas”. No centro da Messejana, por exemplo, o registro sonoro já confirmado é de 81.9 decibéis (dB) durante o dia e 75 dB durante a noite.

A Praia de Iracema é considerado o bairro mais crítico. “Na Praia de Iracema a realidade é atípica, porque são 24 horas de ruídos”, pontua Aurélio Brito. O trânsito durante o dia, além de ter veículos particulares e de turismo, é composto por caminhões de grande porte. À noite, a poluição sonora fica por conta dos estabelecimentos de lazer.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A Carta Acústica de Fortaleza deverá ser finalizada pela em setembro. O documento permitirá que, ao comprar ou alugar um imóvel, o cidadão saiba qual a condição acústica da área e possa se prevenir.

Serviço
Informações sobre a Carta Acústica de Fortaleza:
cartaacusticadefortaleza.com.br
Disque Silêncio
0800 285 0880/ (85) 3452 6927

Saiba mais

A Carta Acústica de Fortaleza poderá subsidiar a criação de políticas públicas quanto à poluição sonora e seus prejuízos.

De acordo com o coordenador do projeto, Aurélio Brito, o fato de a Capital produzir o documento foi decisivo para a escolha da cidade como sede da Copa do Mundo de 2014.

A ideia de elaborar a carta partiu das denúncias feitas pelo Disque Silêncio.

Os mapas de medição dos ruídos serão disponibilizados para a população.

Em 2012 e 2013, a Seuma emitiu 646 Autorizações Especiais de Utilização Sonora; recebeu 5.561 denúncias de poluição sonora (até maio), executou 1.234 notificações e apreendeu 470 equipamentos.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...