terça-feira, 6 de maio de 2014

Carteira estudantil

Atraso leva milhares de pessoas à Etufor
Cerca de 150 mil estudantes deixaram de receber a nova carteira de estudantil, e por conta de pendências na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além do atraso na entrega das carteirinhas por parte das entidades estudantis, às instituições de ensino. Por causa do bloqueamento da carteira e do Bilhete Único Estudantil, no último dia 1º, milhares de estudantes vêm lotando a sede da Etufor, desde a última sexta-feira. Na manhã de ontem, um grupo de manifestantes, que protestava em frente ao órgão, entrou em confronto com a Guarda Municipal. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Etufor, 135 mil documentos foram entregues até o último dia 15 de abril às entidades estudantis, que são responsáveis por repassar as carteirinhas às escolas e universidades. Cerca de sete mil ainda estão presas no órgão, por falta da confirmação da matrícula dos estudantes. 
A assessoria de imprensa da Etufor informou ainda que somente quem dá entrada na carteira a primeira vez é que deve se dirigir à sede; os outros casos, como solicitar um novo documento, realizar a biometria, podem ser resolvidos pelo site do órgão ou nas entidades parceiras.
SEM PRORROGAÇÃO
Diferente das outras gestões, esse ano, a Prefeitura de Fortaleza optou por não fazer a prorrogação das datas de validade dos documentos.  Desde a última sexta-feira (02), o movimento no órgão se intensificou. Neste dia, duas mil e duzentas pessoas foram atendidas. Por volta das 16h da tarde de ontem, mais de duas mil pessoas já haviam sido atendidas. Por conta do aumento no volume de atendimento, o número de servidores dobrou. Conforme a assessoria, alguns funcionários passaram a fazer hora extra para desafogar o volume de pedidos. A partir de hoje, estará funcionando nos postos do Bilhete Único nos terminais, o procedimento de transferência de crédito da carteira antiga para nova.
Para a doméstica, Maria Nazaré de Castro Mesquita, 47, que teve que esperar cerca de três horas para ser atendida e resolver as pendências da carteira do filho, classificou como “absurda”, a demora. “Paguei em dia mas, até agora, não se sabe onde está a carteira do meu filho”, disse, lamentando ter ainda que ir à entidade estudantil,  responsável  pelo documento, para verificar se a carteirinha encontra- se na instituição, caso contrário, deverá voltar a Etufor.
O estudante Alcides Alves Araújo também afirma que, apesar de ter pago na data certa, o seu documento também não se encontra na instituição onde faz um curso técnico. “Estou com o meu Bilhete Único e minha carteira bloqueados”, diz, ressaltando que, no último final de semana, passou um grande constrangimento dentro do ônibus. “Uma pessoa pagou a minha passagem, senão, não chegava ao meu destino”, frisou.
Para a Etufor, a grande demanda atípica fica por conta das pessoas que deixam para solicitar o documento na última hora.
MANIFESTAÇÃO
Por volta das 12h, um grupo de estudantes que protestavam contra o atraso na entrega do documento em frente à sede da Etufor, entrou em confronto com a Guarda Municipal, que revidou com bombas de efeito moral. Um dos porteiros que não quis ser identificado, contou ao jornal O Estado que, por medida de segurança, o portão da empresa teve de ser fechado. Os manifestantes que estavam encapuzados passaram a forçar a entrada pelo portão, jogando pedra contra o órgão, chegando a quebrar uma das vidraças. Após a Guarda Municipal revidar com bombas de efeito moral, os manifestantes se dispersaram.
SERVIÇO
Mais informações sobre como obter a documentação e realizar a biometria
http://www.fortaleza.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...