O Diário Oficial da União precisou rodar uma edição extra, na noite passada, para que constasse a exoneração assinada pela presidenta Dilma Rousseff , do ministroGuilherme Afif Domingos (PSD), a pedido, do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O decreto da exoneração, no entanto, é temporária. A medida permique que Afif Domingos assuma como governador em exercício de São Paulo devido à viagem do titular Geraldo Alckmin, que embarca para a França, neste domingo, onde participará da apresentação da candidatura da capital paulista como sede da Expo 2020.
O evento é organizado pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE). O secretário-geral do BIE, Vicente Loscertales, esteve nos últimos dias em São Paulo, onde fez uma visita técnica oficial e analisou em detalhes a proposta. Ele também participou de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. São Paulo concorre com quatro cidades: İzmir (Turquia), Ayutthaya (Tailândia), Ecaterimburgo (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Na próxima semana, as autoridades paulistas apresentarão, em Paris, o projeto denominado Diversidade e Harmonia para o Desenvolvimento. A escolha só será divulgada em novembro de 2013.
Para pedir a exoneração do cargo, Afif se baseou em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que informou que ele pode ser vice-governador e ministro, desde que deixe a função em nível federal ao assumir o governo interinamente. Em maio, Afif tomou posse como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo para o qual deverá ser conduzido após o retorno de Alckmin ao posto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário