sábado, 9 de novembro de 2019

COLUNA PRETO NO BRANCO



LULA LIVRE
Resultado de imagem para lula livre

Julieta Brontée

A frase entoada exaustivamente pelos partidários do ex-presidente Lula desde sua prisão há 580 dias, tornou-se realidade no final da tarde de ontem, quando Lula finalmente deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, amparado pela decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou inconstitucional o cumprimento antecipado da pena, que era o caso do ex-presidente.

Lula fez uma fala rápida para os militantes e aliados que foram a Curitiba acompanhar sua soltura, mas já deixou antever o tom que deverá adotar de agora em diante para confrontar o principal opositor do petismo: o bolsonarismo.

Sob a gestão Bolsonaro, a economia cambaleia, com índices enormes de desemprego e informalidade. Dados do IBGE apontam para uma massa de brasileiros miseráveis. Cerca de 40% da população vive com menos de meio salário mínimo por mês. É claro que isso deixa um espaço largo para que o ex-presidente, que é considerado até hoje como o melhor da história do Brasil, relembre àqueles que foram favorecidos pelas políticas sociais de seus dois governos relembrarem de como era a vida na era petista e como é a vida agora.

O discurso moralista não apenas sobre os costumes mas, principalmente,  de combate à corrupção, só encontrou eco porque nos anos Temer a economia seguiu cambaleante, porque, na verdade, o que move a política é a economia, é o bolso. Além disso, o fato é que com menos de um ano de governo, o bolsonarismo se mostrou tão ou mais corrupto que o petismo, com a diferença de que também surrupia direitos e é nessa onda que Lula deve surfar.

CURTO-CIRCUITO

FAZENDO JUSTIÇA

Em Juazeiro, na sessão da Assembleia Legislativa do Ceará, o governador Camilo Santana, assinou ordem de serviços para a instalação do sistema de bondinhos teleféricos para o Horto do Padre Cícero. Na oportunidade, fez questão de destacar, com muitos elogios, a importância que teve o ex-senador Eunício Oliveira que, na presidente do Senado Federal, tornou possível a aprovação e a liberação dos recursos para esse projeto que irá ajudar a dinamizar o turismo religioso, que é a base da economia de Juazeiro do Norte, assim como das várias cidades da região do Cariri.


COMEMORAÇÃO

Bares de Salvador resolvem comemorar liberdade de Lula. Para tanto, decidiram,  ontem, dar descontos aos clientes que foram comemorar o “Lula Livre”. O bar Velho Espanha, com mais de 100 anos de funcionamento, conhecido como reduto da esquerda, ofereceu 13º de desconto nas biritas.

CRIATIVIDADE

 Se existe uma desculpa esfarrapada para a falta de produtividade parlamentar, uma delas é ausência de temas com boas propostas. Colocando o caso na Assembleia, o deputado Salmito Filho (PDT) veio para mostrar que produção legislativa é uma questão de criatividade. O parlamentar pedetista nunca perde o contato com os avanços das pesquisas das universidades do Ceará, do Brasil e de outros países. A fabricação de plásticos biodegradáveis com mandioca, assim como a regionalização do desenvolvimento são apenas dois exemplos.

QUANTO MAIS, MELHOR
Resultado de imagem para ivo gomes sobralConsciente do alto nível do setor da educação em Sobral, onde se pratica o melhor ensino básico do país, o prefeito Ivo Gomes (foto), não deixa por menos e, em encontro com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, solicitou oficialmente a instalação, no campus daquela universidade, naquela cidade de mais cursos. Assim, conforme ficou encaminhado deverá ser ali implantado cursos de música, teatro, danças folclóricas e balé. Sabendo-se que a cidade já dispõe de ótimos equipamentos, pode-se dizer que Sobral poderá ser a capital das artes da Zona Norte.

MENOS MUNICÍPIOS

A inclusão, no pacote do Pacto Federativo, com o qual o Governo da União pretende melhorar a situação econômica dos municípios, tem resultado em furiosos ataques ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Trata-se do caso da extinção de municípios economicamente inviáveis, segundo dados do IBGE e Fundação Getúlio Vargas. Entretanto, conforme lembra o Planalto, essa não é uma ideia de autoria do presidente nem do ministro Paulo Guedes, da Economia. A proposta foi, há tempos, apresentada no Senado, por senadores do Sul-Sudeste onde está a maioria dos municípios nanicos.

POLÍTICA LIMPA

Resultado de imagem para camilo santanaNa sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Juazeiro do Norte que terminou se transformando em gigantesca concentração de prefeitos, vices, vereadores e lideranças de todo o Cariri, serviu para o governador Camilo mostrar-se gestor responsável e de atos políticos limpos. Ele teve que sair da sessão para Fortaleza, onde participaria de encontro com o ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Luís Eduardo Ramos, onde falariam sobre o fortalecimento do Pacto Mais Brasil, que mobiliza os governadores de todos os estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...