Os aspectos político-institucionais do desenvolvimento do Nordeste compõem o tema principal do primeiro workshop do Integra Brasil - Fórum do Nordeste no Brasil e no Mundo, promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC), que acontecerá no Auditório Luís Esteves, na Fiec, a partir das 9h de amanhã.
Estados participantes
O encontro contará com a presença do governador Cid Gomes, representantes das classes empresariais, membros da academia e entidades, servindo como preparatório para o grande Seminário, que será realizado de 27 a 29 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. O Integra Brasil promoverá ainda workshops no mês de julho em Recife (05) e Salvador (15), e, em agosto, no Rio de Janeiro (13).
O movimento já passou pelos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Sergipe, onde conquistou pleno apoio das Federações das Indústrias. Já na Bahia, teve a adesão da Federação do Comércio e do Fórum Empresarial. Agora, o Integra Brasil dá continuidade às suas ações para unir forças na construção de estratégias econômicas e de negociações políticas que possam reduzir as desigualdades regionais e fortalecer o desenvolvimento do Brasil. O workshop terá como moderadores o secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Filho, e o professor Firmo de Castro, e como expositores os pesquisadores e especialistas em suas áreas Ricardo Ismael, Paulo Saraiva, Valmir Pontes Filho e Fernando Rezende.
Pacto Federativo
A presidente do CIC, braço político da Fiec, Nicolle Barbosa, e toda a comissão organizadora irão tratar de temas de grande relevância entre eles o Pacto Federativo, o sistema tributário e o não cumprimento da Constituição de 1988 no âmbito regional. Segundo a presidente do CIC, esse primeiro workshop representa a solidificação do movimento que pretende mudar a situação econômica e política do Nordeste.
“Temos agora uma oportunidade histórica de unir a região em torno de uma pauta comum para cobrar, em uma mesa de negociação, as mudanças necessárias para desenvolver o Nordeste de maneira contínua e sustentável pela transferência de investimentos e de infraestrutura que também irão impactar em melhorias sociais e culturais”, afirmou Nicolle.
Iniciativa do CIC/FIEC
O Fórum é uma iniciativa do CIC/FIEC e conta ainda com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações do Comércio do Nordeste, da Transpetro e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará. O Integra Brasil realizará mais três workshops com os seguintes temas: “Nordeste: situação atual e transformações recentes”; “Aspectos estratégicos do desenvolvimento do Nordeste”; e “O Nordeste visto de fora”.
Desigualdades regionais
Atendendo pedidos do setor produtivo dos estados do Nordeste, haverá ainda uma mesa-redonda que irá tratar das desigualdades intra-regionais, em Campina Grande (PB).
O movimento também fará uma reunião ampliada de discussão no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Os resultados do seminário que acontece em agosto serão condensados em um plano estratégico de ação política, com os objetivos, as metas, os instrumentos, os mecanismos de intervenção, os atores, as arenas de decisão, as estratégias de negociação econômica e a mobilização política, a fim de orientar as ações para a sua concretização e encaminhamentos.
(Com informações do O ESTADO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário